quinta-feira, 19 de março de 2020

Conselho Eco-Escola integrado no 
Centenário do nascimento do patrono D. Paulo José Tavares

No passado dia 06 de março realizou-se na E.B.1/J.I. D. Paulo José Tavares a segunda atividade comemorativa do Centenário do Nascimento do D. Paulo José Tavares.

Foi convocado o Conselho Eco-Escola para representar uma das iniciativas que o Bispo D. Paulo teve, aquando da sua missão educativa em Macau. Foi decisão sua criar um Conselho de Escolas de Macau para promover o desenvolvimento educativo, social e local. Desta forma, estiveram presentes os alunos, representados por um aluno de cada turma, da EPE ao 4.º ano, um representante dos assistentes operacionais (Manuela Soares), a representante dos Encarregados de Educação (Psicóloga Joana Nunes), um representante da Câmara Municipal da Ribeira Grande (Engenheiro Bruno Brum), um representante da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe (Sociólogo Rui Tavares) e a Coordenadora da Escola (Ed.ª Ana Almeida).

Neste Conselho foram abordados diversos assuntos tais como:
1)      Qual a missão do Conselho Eco-Escolas?
2)      Quais as responsabilidades de cada elemento?
3)      Que necessidades apresenta a nossa escola?
4)      Análise do relatório da Auditoria Ambiental e sugestões de intervenção e melhoria.

A aluna Marisa Correia foi eleita a secretária do Conselho e apresentou um sumário dos assuntos tratados: a missão do Conselho Eco-Escolas é assegurar que todas as crianças, professores, auxiliares e pais da escola tenham uma voz ativa e possam ajudar a escola a ser sempre melhor; todos os elementos são responsáveis por ajudar e permitir a escola a ter dinâmica; as necessidades são muito variadas mas salientamos a necessidade de recreios serem mais coloridos e com plantas, a reparação do equipamento de recreio, a colocação de Eco-Pontos nos espaços de recreio e a ação da Brigada Verde ser diária; para além destas sugestões ficou acordado com a Câmara Municipal da Ribeira Grande fazer-se uma visita de estudo à Estação do Tratamento de Àguas do concelho, para sensibilizar os alunos de todas as turmas da necessidade de poupança de água.

No final desta reunião de cerca de 1 hora e meia o Conselho Eco-Escolas juntou-se à turma do 2.º D, da responsabilidade de Professora Ana Isabel Viveiros, e fomos colocar a placa identificativa do Busto do D. Paulo de forma a dar solenidade a esta efeméride.





Sem comentários:

Enviar um comentário